Qual o Ritmo de Estudos Ideal Para Você?

Todos os concurseiros em um determinado estágio de seus estudos ou até mesmo no início querem saber qual o ritmo de estudos ideal para cada tipo de prova, matéria, época, enfim, desejam saber para poderem aplicar e tornar-se isso um hábito diário.

É fato que muitos começaram a estudar para concursos e não conseguem se concentrar por muito tempo ou que os estudos não deslancham.

Ritmo de Estudos Ideal

Um dos comentários que mais recebemos no nosso blog é de concurseiros que estão iniciando, ou os que já possuem certa experiência, prestaram algumas provas e não passaram e dizem o seguinte:

” Não consigo me concentrar por muito tempo nos estudos, parece que minha cabeça começa a voar, fico fora do texto que estou lendo ou do vídeo que estou assistindo, perco totalmente o foco por alguns instantes e isso têm piorado muito o ritmo de estudos.

Por isso, separamos algumas dicas sobre qual o ritmo de estudos ideal para você, bem como o que deve alinhar a sua rotina para que possa tirar o máximo proveito de sua jornada de estudos:

1 – Para um Ritmo de Estudos Ideal, Adapte-se lentamente à sua rotina

Ritmo de Estudos IdealNão queira fazer tudo de uma vez, aos poucos vá aumentando seu tempo dedicado aos estudos, porém com método. Com o passar dos dias e semanas, reúna seus livros e todo conteúdo digital, releia algumas das suas anotações. Você pode iniciar com 30 minutos de estudo diário, depois passar para uma hora e meia s por dia na semana seguinte, e assim sucessivamente.

O importante é dar um passo de vez, de acordo com o seu ritmo.

2 – Acabe com as distrações e mantenha seu foco:

retomar ritmo de estudosUm detalhe importante, simples, porém esquecido ou negligenciado por muitos – foco! Desligue (ou até remova!) televisão, videogame, celular, enfim, tudo que possa tirar sua atenção no momento de estudo.

Como estudar em um ambiente com excesso de barulho e distrações por todos os lados? Faça um teste, pegue todo o tempo gasto em um dia normal e você verá o enorme desperdício do seu precioso relógio!

3 – Saiba cuidar da sua saúde mental e física

Ritmo-de-Estudos-Concursos-Publicos-17É importante não acelerar absurdamente o ritmo dos estudos apenas para compensar o período sem estudar. Estudar 14 horas em um dia e acordar cansado e esgotado no dia seguinte jamais será produtivo e sustentável!

Realizar descansos regulares é essencial para não comprometer a capacidade de reter a informação obtida durante os estudos. Atividade física, como uma simples caminhada também será muito importante nessa jornada.

Se tiver um tempinho, assista a uma palestra gratuita da Carol onde ela fala sobre Ignorância Seletiva e como usar isso a favor de seus estudos! Clique aqui e assista!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest e linkedin) 🙂

Blog: https://cursosecongressos.info/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSXvaWSELV2BFI_Wz6dtyxQ
Google Plus: https://plus.google.com/u/3/115547756021554655023/posts
Facebook: https://www.facebook.com/Cursos-e-Congressos-436261296573749
Tumblr: http://cursosecongressos.tumblr.com/