Qual a Importância de se Estudar Interpretação de Textos?

Sem dúvida a maneira como cada um vê o mundo ocorre de forma distinta, sempre com base na experiência e conhecimentos individuais de cada um. Porém, é importante saber interpretar e, para isso, apenas o estudo pode proporcionar uma visão mais assertiva.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de se estudar interpretação de textos.

Você já parou pra pensar na quantidade de informações que trocamos diariamente? E a quantidade de conteúdo que chega em nossa tela é assustador.

Quem estuda para concurso público, por exemplo, precisa compreender a importância de se estudar interpretação de textos, tendo em vista os diversos tipos de temas dos mais diversos assuntos que podem cair em uma prova.

Economia, ecologia, literatura, crônica, artigos políticos, tecnologia, ciência… São assuntos que estão em nosso dia a dia, e que fazem parte dos veículos de comunicação que se dedicam diariamente a informar à população.

estudar interpretação de textos
Foto: Reprodução

Por que é tão importante estudar interpretação de textos?

Mesmo para quem não é e nem pretende ser um profissional de Letras, Jornalismo ou Literatura, a interpretação de textos se faz necessária para que a sua compreensão de mundo seja clara e objetiva.

Vamos supor que você irá prestar um concurso público para algum Tribunal, com alta carga de textos, inclusive jurídicos, o seu desempenho na prova só poderá ser satisfatório se você souber fazer uma boa relação das ideias presentes nos textos.

É importante entender que as perguntas que são feitas em relação a esses textos, tem relação com a vida de um modo geral. Uma boa a interpretação de textos passa pela cultura geral e conhecimento de mundo que cada pessoa tem.

Além disso, a capacidade de argumentação, essencial para escrever e criar uma redação de concurso, por exemplo, só é possível para indivíduos que estão ligados, antenados com as questões do mundo, mas que também sabem interpretar cada um dos fatos.

Sem bagagem de leitura a interpretação se torna impossível

Dentro desse universo que é saber interpretar, um ponto essencial é a leitura. Sem dúvida grandes leitores são grandes interpretadores, e possuem uma vantagem muito maior quando precisam desenvolver temas e realizar provas.

Fora isso, a leitura é um processo que ajuda nas estruturas mentais, facilitando a nossa capacidade cognitiva, e também a maneira como vemos as questões atuais.

Faça perguntas e identifique respostas 

Um bom caminho para treinar a sua interpretação de textos é saber decodificar os enunciados, pegando como apoio determinadas perguntas. Vá marcando no texto quem está falando aquela informação, a quem se destina a mensagem, como dizem, entre outros.

Anote tudo que considerar importante e vá refletindo sobre os principais pontos. A ideia é que você possa extrair seu significado antes de realizar  a resolução da questão.

Busque conhecimento

Lembre-se que toda bagagem que você adquiriu durante sua vida escolar precisa ser valorizada, assim como a cultura que você adquire depois com os outros processos.

Aproveite para complementar seu conhecimento assistindo documentários, biografias, filmes, vídeo-aulas… Tudo isso certamente irá ajudar a complementar seu conhecimento e, consequentemente, fazer com que você saiba interpretação de textos da melhor maneira.

Veja Mais:

Aprenda a Estudar por PDF’s para Concursos Públicos!

Como Acordar Cedo Para Estudar? Confira 5 Dicas Importantes!

Ritmo de Estudos Funciona?

Como se Concentrar Mais Para Estudar?

5 Dicas Para Não Esquecer o que Estudou!

7 Dicas para Organizar os Estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *