Leitura Dinâmica: 3 Dicas para Ler Mais Rápido!

Todo apaixonado por leitura sonha em dominar a leitura dinâmica, ler mais rápido e não é à toa: quanto mais rápido você lê, mais tempo sobra para você bater um papo com um amigo, curtir um familiar, trabalhar e principalmente adquirir mais conhecimento em um espaço menor de tempo.

Aliás, hoje em dia ninguém tem muito tempo livre, não é mesmo? Por isso, para você que consegue economizar um tempinho em suas leituras, utilizando-se de algumas técnicas de leitura dinâmica, pode fazer sobrar mais tempo para muitas outras coisas, como seu lazer preferido, por exemplo. [Veja Aqui: 7 Dicas para Organizar os Estudos!]

Entenda que tempo é vida e viver cada minuto precisa ser prazeroso, em sua grande parte. Ler rápido não é um luxo, mas quase que uma habilidade necessária nos dias atuais, afinal, as informações chegam um volume assustador e o nosso cérebro precisa se adaptar para organizar muita informação com qualidade e em pouco tempo.

Então confira essas três dicas que separamos para ler mais rápido, sem deixar também de entender o conteúdo. Com um pouco de prática você vai conseguir aliar qualidade a velocidade nas suas leituras preferidas e obrigatórias:

Dica 1 de Leitura Dinâmica:

Elimine os ruídos

Pegue um livro, de preferência que seja fácil de ler ou que você goste, e coloque-o sobre uma mesa. De preferência seu livro de deve ser impresso, evitando que a leitura fique cansativa em uma tela de tablet ou notebook.

Desligue a TV, deixe o celular no modo silencioso e coloque seu computador em standby. Sente-se confortavelmente sob um local iluminado e faça estes exercícios com esse mesmo livro, porque é importante treinar com uma informação que você domina. Use sua visão periférica, leia as palavras ao invés de sílaba a sílaba.

Leitura Dinâmica

Dica 2 de Leitura Dinâmica:

Faça algumas marcações

Sim, não fique com dó de seus livros, grife, faça anotações, riscos e desenhos se necessário. Essas idéias chave em suas marcações fazem com que você acelere muito a sua segunda leitura, caso necessite fazer uma consulta.

Nessa fase, a leitura periférica deve se concentrar somente nessas marcações, o que facilita o entendimento de uma maneira muito mais rápida. A idéia central já virá logo nos primeiros segundos.

leitura-dinamica-marcacoes

Dica 3 de Leitura Dinâmica:

Leia com os olhos

Óbvio! Porém muitas pessoas soletram sílaba a sílaba, letrinha a letrinha. Leitura em voz alta não será mais rápida que a leitura feita somente com os olhos!

Nosso cérebro lê mais rápido do que a pronúncia da nossa boca. Sendo assim, cuide bem de seus olhos!  Você sempre vai precisar manter seus olhos em ótimo funcionamento. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, não deixe de usar!

leitura-dinamica-olhos

Enfim, sabemos que a quantidade de informações que recebemos vai aumentar cada vez mais e nosso cérebro precisa acompanhar esta tendência. A leitura dinâmica, assim como outras técnicas de leitura e memorização serão ferramentas muito úteis em nosso aprendizado e em nosso tempo, que é a nossa vida! Falta apenas aprender a usar, pois isso está dentro de cada um de nós!

Existem diversas estratégias de Leitura Dinâmica e você também pode encontrar todas num só lugar. O FastRead é um método completo criado por Renato Alves, recordista brasileiro em memorização. Se você quiser mais informações, clique aqui e acesse ou assista o vídeo abaixo.

Por hoje é isso! Se você gostou, compartilhe com seus amigos e parentes!

Boas leituras em alta velocidade! 🙂

Veja Mais:

Aprenda a Estudar por PDF’s para Concursos Públicos!

Como Acordar Cedo Para Estudar? Confira 5 Dicas Importantes!

Ritmo de Estudos Funciona?

Como se Concentrar Mais Para Estudar?

5 Dicas Para Não Esquecer o que Estudou!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *