Existem Dicas para Chutar Corretamente em Provas de Concursos Públicos?    

Chutar Corretamente em Provas de Concursos Públicos ou não? Eis a questão. Por mais que estude, é muito provável que ao fazer uma prova de concurso você se depare com uma questão que você não tem a mínima ideia de qual resposta é a certa. E como uma questão pode ser a diferença entre eliminação e classificação, qualquer técnica que aumente suas chances é válida, inclusive “chutar” uma resposta. Mas, existem dicas para chutar corretamente em provas de concursos públicos?

Sim, e muitas. Mas, não confie que com estas dicas você se tornará um profissional em chutes e não precisa mais estudar. Ao contrário, esta deve ser a última opção, quando você realmente desconhece o assunto. Veja a seguir, algumas dicas para melhorar seus chutes e aumentar em 10% a 20% sua margem de acertos.

Chutar-Corretamente-em-Provas-de-Concursos

Primeiro, é importante lembrar que nem todas as provas permitem o chute. As mais recomendadas são as de múltipla escolha, aquelas que normalmente tem as opções A, B, C, D e E.

Técnica 1: Veja quais são os itens que mais aparecem nas opções. Um item que apareceu três vezes entre cinco opções indica que faz parte da resposta correta.

Técnica 2: Se duas respostas são muito parecidas, chute em uma delas.

Técnica 3: Se duas respostas são completamente contrárias uma da outra, é provável que uma delas seja a certa.

Técnica 4: Identifique as respostas que são exageradas ou absurdas e aposte nas que restaram.

Técnica 5: Alternativas que apresentam palavras como “em geral”, “geralmente” e “alguns” tem mais chance de serem corretas do que as que trazem palavras como “jamais”, “nunca” ou “sempre”.

Técnica 6: Quem elabora as questões, normalmente, não coloca a opção correta na letra A. Pode ser que esta seja a opção verdadeira, mas, na questão do chute, é melhor marcar outra.

Chutar-Corretamente-em-Provas-de-Concursos-2

Técnica 7: Se você desconhece totalmente o assunto, chute na opção com texto mais longo. O examinador tende a explicar bem um tema para não correr o risco de ter sua questão anulada.

Técnica 8: Se nas respostas que tem certeza, você marcou muito uma determinada letra, chute nas demais letras nas questões que você não está confiante.

Técnica 9: Se você conhece o assunto, mas, uma das opções tem um texto totalmente estranho, evite marcar esta alternativa. Pode ser que o examinador quer lhe confundir.

Técnica 10: Em respostas de números, evite chutar nas extremidades, ou seja, no número maior ou menor.

Técnica 11: Chute na alternativo em que o texto está melhor redigido e fácil de compreender. Uma palavra fora do contexto pode indicar tudo.

Técnica 12: Contar as opções já assinaladas. Em uma prova de 50 questões, é provável que o examinador que criou as questões tenha dividido as respostas proporcionalmente, ou seja, 10 A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Lembre-se, é provável não certeza.

Como já dissemos, estude muito. Não confie na sorte. Mas, se precisar, você pode usar essas técnicas para chutar corretamente em provas de concursos e aumentar suas probabilidades de acerto.

Veja Mais:

Ritmo de Estudos Funciona?

7 Dicas para Organizar os Estudos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *