Como se Concentrar Mais para Estudar?    

Concentrar é extremamente importante na hora de estudar. Mas, nem todos conseguem. Normalmente, o ambiente em que estamos não colabora, há várias distrações e barulhos e estamos cansados. Neste artigo, você terá dicas valiosas de como se concentrar mais para estudar.

Em diversas tarefas, nosso cérebro precisa ser disciplinado para dar o resultado que esperamos. E se ele tem facilidade em concentrar no que não é importante, é uma luta fazê-lo entender que aquela matéria pode significar mais um ano na escola ou a reprovação em um concurso ou vestibular. Veja algumas dicas!

Concentrar Mais Para Estudar

Prepare o ambiente: A questão não é onde e sim como está o ambiente. Mesmo que não seja seu quarto, tem que ser organizado e silencioso livre de qualquer aparelho eletrônico e com uma cadeira e mesa confortáveis. Antes de começar a estudar, tenha certeza de que pegou tudo que precisa e que não terá que sair várias vezes para pegar o que esqueceu.

Escreva: Os especialistas recomendam que além de ler, você também escreva o que está estudando. Ao escrever, você entende melhor o assunto, retém com maior facilidade a informação e se concentra na imagem, no que está sendo escrito. E atenção, escreva mesmo, não digite.

Sozinho ou acompanhado? Há divergências na resposta. Em grupo ou com outra pessoa, você poderá se concentrar desde que seja você quem está explicando ou repassando a matéria e que haja disciplina para não permitir que outros assuntos interrompam a linha de raciocínio. Caso contrário, o estudo solitário será melhor para sua concentração.

Pausas: A tese de que estudar ao máximo é o melhor já foi derrubada. Programe vários intervalos durante a sua sessão de estudo. Cerca de 10 minutos a cada hora de estudo ajudará muito mais na concentração do que várias horas seguidas sem descanso. E se você entender que pela manhã, você tem mais facilidade de concentração, deixe as matérias que considera mais difíceis para este horário.

Treinamento do cérebro: Assim como quando você está com fome, seu cérebro entende que deve lhe enviar o comando de comer, condicione sua sessão de estudo a uma ação. Por exemplo, quando você faz um alongamento, um pequeno momento de meditação ou preparar uma bebida, seu cérebro com o tempo entenderá que a próxima ação será estudar e irá se esforçar mais na concentração.

Mente livre: A ansiedade é inimiga da concentração. Tente relaxar ao máximo, deixando de lado – pelo menos naquele momento – os problemas externos ou controlando a ideia de que é muita matéria ou que você não conseguirá passar. Faça uma limpeza da sua mente. Use técnicas de relaxamento para deixar sua mente livre para que seu cérebro possa se concentrar melhor.

Assim como é possível exercitar determinada parte do corpo através de certos exercícios físicos, é possível treinar o cérebro para se concentrar mais para estudar no período que você organizou para absorver os conteúdos. Não se desespere e tenha sempre em mente o seu objetivo: passar ou ser aprovado. Ao se concentrar no que é mais importante, você conseguirá realizar seus alvos.

Veja Mais:

Ritmo de Estudos Funciona?

5 Dicas Para Não Esquecer o que Estudou!

7 Dicas para Organizar os Estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *