Como Montar um Cronograma de Estudos para Concurso?

O ano ainda está no começo e é inevitável não pensar em como se planejar para um futuro que parece meio incerto. Até porque, a crise continua e não temos uma previsão de melhora. Para quem planeja virar concurseiro, confira neste artigo como montar um cronograma de estudos para concurso! Quer saber mais? Então confira este artigo até o final!

Quem precisa estudar para concurso público precisa correr contra o tempo, e saber se organizar é essencial para dar conta de toda a quantidade de matérias a estudar. Nessas horas, saber como montar um cronograma de estudos para concurso é essencial.

Como montar um cronograma de estudos 1
Foto: Reprodução

O cronograma de estudo quando bem feito e aplicado corretamente, é uma das ferramentas mais eficazes, e que certamente dão resultados positivos para os estudantes.

Organizar de acordo com sua rotina

Para criar seu cronograma de estudos para concurso tudo começa de acordo com a sua rotina. Por exemplo, se você trabalha em um escritório das 8 às 18, não adianta nada criar um cronograma de estudos para concurso que contemple 8 horas de estudos. Você nunca vai conseguir cumprir essa meta.

Analise seus horários e verifique qual será o melhor período para estudar e, a partir disso, crie seu cronograma.

 Ciclos de estudos

Veja, criar um cronograma de estudos para concurso não é difícil, até porque existem inclusive sites que oferecem planilhas para você baixar e criar assim seu cronograma. Mas a forma correta de fazer isso é com bases científicas, como o método do Ciclo de Estudos, desenvolvido por Alexandre Meirelles.

Esse método é mais indicado para quem ainda tem muito tempo de estudar, principalmente se o concurso que você escolheu ainda não tem edital aberto.

Calendário com matérias, horários e dias da semanas

Cri um cronograma de estudos para concurso que permite uma visualização de toda a sua semana, com base no ciclo de estudos que você montou. Esse calendário será apenas o seu direcionamento, deve ser algo fácil e que fique visível no seu notebook, por exemplo.

Se você tem mais tempo para estudar, divide seu calendário em três períodos, direcionando a maior parte do tempo para as matérias principais do concurso.

Dentro do cronograma de estudo, um tempo reservado para revisão

Outra tarefa extremamente importante e que infelizmente alguns estudantes não se atentam é em relação à revisão. Você sabia que nosso cérebro só vai memorizar determinados aprendizados depois da 7, 8  momento em que lemos ou olhamos aquela informação?

Por isso a importância de você reservar um tempo para a revisão dentro do seu cronograma de estudo.

 Quais são as vantagens de criar um cronograma de estudo?

  • Ajuda a organizar o tempo, dando uma visão ampla da sua rotina e de como pode melhorá-la.
  • Melhor poder de concentração, pois com a rotina, seu cérebro vai se acostumar com os horários. Isso vai permitir que você administre melhor seus horários, fugindo assim das distrações.
  • Oportunidades e janelas, o bacana de montar um cronograma de estudo é poder identificar na sua rotina algumas janelas que podem ser aproveitadas para o estudo.

Viu, como é simples saber como montar cronograma de estudos? Assista o vídeo abaixo e veja também como dar um “boost”nos seus estudos!

Veja Mais:

Como Acordar Cedo Para Estudar? Confira 5 Dicas Importantes!

Ritmo de Estudos Funciona?

Como se Concentrar Mais Para Estudar?

5 Dicas Para Não Esquecer o que Estudou!

7 Dicas para Organizar os Estudos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *