Aprenda a Estudar por Áudio para Concurso Público!    

Estudar por Áudio para Concurso Público? Como Assim?

Sabe aquela música que você ouve uma vez e não esquece mais? E aquela piada que você ouviu rapidamente nas redes sociais e agora sabe contar? Isso acontece porque você, como muitas pessoas, tem facilidade para gravar uma história ou um texto, através da audição. A grande maioria concentra melhor quando está lendo. Mas, se você, além de ler, também gosta de ouvir, vamos explicar como pode estudar por áudio para concurso público.

Estudar por Audio para Concurso Público
Foto: Reprodução

A principal vantagem chama-se tempo. Há lugares que você não conseguirá levar livros ou apostilas. Também há a questão do barulho ou de várias coisas que podem tirar sua atenção. Aí o áudio pode lhe ajudar a aproveitar o tempo enquanto estuda para um concurso público.

Como na leitura, estudar por áudio exige concentração e comprometimento. Suponhamos que gaste uma hora para ir e uma hora para voltar do seu trabalho em um transporte público lotado. Sem espaço para sentar e abrir o material impresso, você pode usar seu celular ou um aparelho de MP3 junto com seu fone de ouvido para ouvir uma aula.

O áudio pode ser utilizado na fixação da matéria que você já leu ou estudou. É bom lembrar que nem todas as matérias você poderá estudar pelo áudio. Por exemplo, química, física, matemática ou questões de raciocínio são temas que exigirão papel e caneta.

Mas, se for possível, a audição pode ser uma excelente aliada da visão. Você estuda reforçando a memória visual e depois ouve reforçando a memorização.

Diferente de uma vídeo-aula em que você pode facilmente distrair, estudar por áudio para concurso público não dá sono, não cansa as vistas e você acaba por mergulhar no som, especialmente em leituras dramatizadas em que os personagens ou partes da leitura são feitas com vozes diferentes e com efeitos sonoros.

Fique atento se o áudio escolhido ao estudar para um concurso público é ou foi atualizado, principalmente em questões jurídicas que sofrem constante atualização. As áudio-aulas são excelentes para você decorar leis.

Outra vantagem do áudio é que você mesmo pode gravar um resumo do que estudou e ficar ouvindo outras vezes em momentos que não é possível sentar e ler. Além do transporte público que já citamos, ouça áudios com matéria de concurso público quando estiver fazendo alguma tarefa doméstica, caminhando, antes de dormir ou durante seu trabalho, caso seja permitido.

Em qualquer forma de estudo, é importante a concentração. Diferente de ouvir uma música e relaxar a ponto de “viajar”, estudar por áudio para concurso público exige atenção redobrada. Muitas editoras se especializaram na criação de áudio-books com livros narrados ou matérias explicadas por professores e/ou especialistas.

O uso de áudios não deve ser a principal forma de estudar para um concurso público, mas, associado à sua programação pode lhe dar benefícios adicionais em um momento que é preciso aproveitar todo o tempo disponível e todas as formas de estudo oferecidas. Pesquise na internet e você encontrará sites especializados em áudios com material para concurso público.

Um dos exemplos de sites famosos por ajudarem a levar centenas de milhares de concurseiros  dobrarem as chances de aprovação em qualquer prova de concurso público é o da Audiojus. Além de fornecer inúmeras vídeo aulas, materiais em pdf’s, grupo secreto de dicas no facebook e códigos, eles também possuem um acesso exclusivo ao clube audiojus durante 5 anos. Veja como funciona aqui.

Você também pode baixar um ebook gratuitamente aqui onde o Paulo Sette, diretor e co-fundador da AudioJus explica de maneira bem objetiva como dobrar as chances de se passar em qualquer concurso público.

Veja Mais:

Ritmo de Estudos Funciona?

7 Dicas para Organizar os Estudos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *