O Primeiro Concurso: Qual a Melhor Estratégia?

Muita gente e também muitos especialistas afirmam que fazer O Primeiro Concurso é uma escolha de vida. Realmente, é uma decisão que altera toda a rotina do concurseiro e também das pessoas mais próximas, como namorada, esposa, pais, filhos, etc.. É preciso extrema dedicação e foco para chegar ao objetivo.

Mas como escolher e de que forma escolher entre tantas possibilidades de áreas, órgãos, cargos e afins? Como fazer a escolha certa capaz de garantir suas chances de chegar a sua aprovação?

O Primeiro Concurso

Antes de começar a estudar para concursos, é preciso definir alguns pontos que vão direcionar sua preparação. Veja a seguir as dicas e considerações a serem feitas para que você defina o concurso dos seus sonhos:

Dica 1 – Primeiramente foque na sua felicidade e em seu prazer. O que vai te motivar diariamente? É o dinheiro? Estabilidade?

Se for dinheiro, escolha somente as vagas com maiores salários e ponto. Se for estabilidade, a grande maioria já fornece esse objetivo. Se forem os dois juntos, filtre dessa maneira e assim por diante.

E se o desejo é a realização profissional? Exemplo: você sempre sonhou em trabalhar em uma determinada instituição como o INSS, o BNDES, TCU, etc. e almeja fazer carreira profissional, foque somente nesse tipo de motivação que lhe dará.

Dica 2 – Defina seu orçamento que será aplicado em seus estudos.

Não saia se matriculando nos cursos presencias e à distância que você considera “os melhores” para alimentar sua mentalidade se no final cairá naquela pressão enorme por resultados versus investimento em cursos. Lembre-se sempre do seu tempo e dinheiro disponível que terá para organizar seus planos de estudo. Esta decisão precisa estar bem clara pra você.

Analise bem quais tipos de materiais você vai adotar, quais professores, editoras, enfim existem também muitos cursos virtuais onde você poderá otimizar seu tempo e ganhar em produtividade, uma vez que não gastará tempo com deslocamento, aulas que às vezes você já tem certo domínio e deseja focar em outra mais difícil e assim por diante.

Dica 3 – Seu tempo vale ouro!

Sim, isso todos nós já sabemos, porém para um concurseiro isso às vezes passa despercebido, seja por querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ou por querer aprender tudo em intervalos totalmente inconsistentes, e outros milhares de motivos. Pois bem, se você deseja realmente passar em seu primeiro concurso e trabalha diariamente ou cuida de familiares, a dica seria você montar um treinamento de questões nos dias úteis e reservar o sábado e domingo para teoria pura, assistindo sua vídeo aula, usando seus livros, apostilas e cadernos.

O André Knap, atualmente oficial de justiça do tribunal de SP foi concurseiro por muitos anos e ao mesmo tempo trabalhava como funcionário de empresa privada. Ele utilizou estratégias que levaram a primeira, a segunda e a várias aprovações posteriomente. André dá as dicas aqui, veja também o que andam falando das dicas dele:

O Primeiro Concurso

Essas são algumas dicas para você que está ingressando nesse mundo dos concursos e por último, vale a pena você se inscrever em fóruns de discussão bem como grupos em redes sociais, assim você poderá ser bem orientado, conversar e pegar dicas valiosas de pessoas mais experientes.

É isso, se você quiser entender também a dinâmica de um estudo acelerado, assista ao vídeo abaixo da Carol Alvarenga, outra concurseira experiente que definiu algumas estratégias em seus estudos e resultaram em 5 aprovações de concursos públicos. Atualmente ela é técnica no TCU:

Assista uma aula gratuita AQUI – “Como encontrar os melhores concursos”.

Boa sorte e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *