O que é e Como Funciona o Seis Sigma?

Como Funciona o Seis Sigma? Vamos aprender um pouco sobre esta valiosa prática? A vida útil de uma empresa depende de como ela se comporta no mercado cada vez mais competitivo. Os consumidores estão mais cientes dos seus direitos, e tem cobrado melhorias e qualidade nos produtos e serviços que consomem. Aqueles que ignoram a “voz das ruas” compromete sua capacidade produtiva. Para ajudar na qualidade do processo de produção, foram criados diversos métodos de controle e certificação, entre eles o seis sigma. O que é e como funciona o seis sigma?

Do inglês six sigma, foi desenvolvido na década de 80 por um executivo na Motorola e posteriormente aprimorado na General Eletric. Se tornou referência quando o objetivo é implantar ou aprimorar sistemas que gerem qualidade nas empresas. O seis sigma gera resultados financeiros ao passo que agrada o cliente final e reduz as deficiências no processo de fabricação.

como-funciona-o-seis-sigma-1

A principal característica do seis sigma é reduzir e/ou eliminar os prejuízos decorrentes de uma produção desorganizada, defeituosa ou com aumento nos custos devido à falta de capacitação dos trabalhadores. O que é ruim ou com defeito, volta ou deixa de ser comercializado e isso é péssimo para a saúde financeira de qualquer empresa.

Como funciona o seis sigma?

Para dar certo, é importante definir as metas e em quais projetos serão aplicados, além da participação ativa de todos os colaboradores. A estratégia aplicada é a DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar, Controlar). Como funciona o seis sigma?

– Pesquisas DEFINEM qual o problema tendo como base as opiniões de quem consome o produto;

– Os gargalos, as fases críticas e os riscos envolvidos são MENSURADOS;

– ANALISAR em base estatística, quais são opções que poderão eliminar o espaço existente entre metas e resultados;

– INCREMENTAR soluções e alternativas sem que haja a necessidade de uma completa reestruturação;

– CONTROLAR esse novo estado implantado garantindo que as metas inicialmente traçadas sejam alcançadas e monitorando qualquer novo desvio antes que atinja a produção.

Veja Mais:

Aprenda a Estudar por PDF’s para Concursos Públicos!

Como Acordar Cedo Para Estudar? Confira 5 Dicas Importantes!

Como se Concentrar Mais Para Estudar?

5 Dicas Para Não Esquecer o que Estudou!

Empresas familiares, controladas por herdeiros sem experiência ou assumidas por gerências sem conhecimento do produto que é produzido são as mais indicadas para implantarem o seis sigma. Aumentar qualidade indica aumento na produção. Produtos que não gerem retorno ou são facilmente danificados, seja pela produção ineficiente ou pelo uso de material inferior, agrega valor, fideliza clientes e se reverte em lucros.

O seis sigma também é eficaz na identificação de fases do processo produtivo que geram custos e muitas vezes podem ser eliminados pois além de não agregar valor, impacta no custo final.

Para que o seis sigma tenha resultados práticos, é importante o envolvimento de toda equipe. O seis sigma não é exclusivo para indústria, mas, pode também ser implantado em empresas de prestação de serviços que desejam melhorar o atendimento ao cliente.

É possível que com a implantação de novos processos, a burocracia aumente. Mas, em muitas empresas, é necessário já que sua situação exige mudanças pontuais a fim de continuar no mercado. O seis sigma já provou sua qualidade e capacidade em inúmeras empresas.

Quer aprimorar mais seus conhecimentos sobre seis sigma? Confira aqui um curso completo e saiba como adquirir os certificados!

como-funciona-o-seis-sigma-certificados

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *