Como Estudar Português para Concursos Públicos?

Muitas pessoas sentem uma grande dificuldade em estudar português para concursos públicos, certo? Isso acontece porque, muitas vezes se pensa que a língua portuguesa é difícil de aprender, o que não é verdade.

Estudar a língua portuguesa para concursos é muito mais fácil do que você imagina, afinal de contas, esta é uma das matérias que sempre lhe acompanhou em sua vida escolar, certo?

O que acontece é que a língua possui funções e funcionalidades, e cada um tem o nome especifico ou termo técnico.

Para você alcançar o sucesso nos estudo e garantir bom desempenho na prova de português para concurso, o ideal é que, na hora de estudar, você separe o conteúdo que deseja aprender ou revisar.

Veja nesse post como fazer isso e também conheça outra dicas para aprender a estudar português para concursos públicos de um jeito simples, prático e eficiente!

Veja como estudar português para concursos públicos:

Muitos cometem o erro de querer estudar todos os assuntos de portugues de uma vez só e na hora não lembram de nada.

Mas, a regra é simples! Comece organizando o seu conteúdo da seguinte maneira:

  • Interpretação de Texto
  • Ortografia
  • Morfologia
  • Crase
  • Concordância Verbal e Nominal
  • Pontuação

Interpretação de Texto

Para você conseguir fazer uma boa interpretação de texto, o requisito principal é a atenção. Não há dificuldade nisso, no entanto, muitos brasileiros deixam esse requisito de lado por conta do tempo de prova.

Outro motivo que deixa os concurseiros bem desanimados e, acabam nem lendo a questão direito, é o tamanho do texto. Os elaboradores da prova já fazem isso para saber se você é comprometido e será atento.

Mas, caso você queira tentar outra técnica de interpretação, leia o texto atentamente e vá sublinhando as frases que você considera importantes. Após isso, leia as questões referentes ao texto e procure qual delas está ligada com uma de suas frases grifadas.

Logo que você identificar a ideia central do texto como um todo, a resposta aparecerá nitidamente para você.

Ortografia e Morfologia

Esse conteúdo está atrelado aos textos de português para concursos públicos, portanto, não tente estudá-las isoladamente.

A ortografia é, basicamente, o domínio de escrever todas as palavras corretamente. Estude as palavras que você mais utiliza no seu vocabulário como “porquê” (existem 4 tipos), “aonde/onde” (quando é utilizado cada um) e, assim, por diante.  A morfologia é só o nome ou classificação das palavras – verbo, substantivo, artigo, numeral, pronome.

Crase

Estudar português para concursos públicos nem sempre é muito convidativo, ainda mais quando o assunto é crase.

Na realidade, a crase é bem simples de se estudar, para quem gosta de macetes, aqui vai um: “Se volto A e volto DA – Crase há! Se vou A e volto DE – Crase pra quê?”.

Como você vê, a regra é bem simples, basta treinar.

Pontuação

Pontuação não é algo de outro mundo, mas, às vezes, as pessoas querem tanto mostrar que aprenderam que acabam fazendo feio. A principal questão que cai em concursos são o uso das vírgulas.

Então vai outra dica: nunca utilize vírgulas para separar o sujeito de sua ação (ou predicado); nunca separe com vírgulas o verbo do seu complemento; e nunca separe o adjunto do nome.

Concordância

Essa é a parte de nossa gramática que confunde bastante. Mais nada que uma boa lida no assunto não resolva o seu problema. Afinal, estudar português para concursos públicos exige muito mais técnicas do que de fato conteúdo.

A concordância é bem simples. A primeira coisa a se fazer é encontrar o sujeito e o verbo que está ligado a ele. Afinal, como o próprio nome “concordância” já diz, eles precisam concordar.

E então, ainda acha difícil estudar português para concursos públicos? Depois das dicas dadas nesse post, com certeza você terá um rendimento muito melhor nos seus estudos e assim aumentará suas chances de garantir uma vaga no concurso desejado!

Veja Mais:

Aprenda a Estudar por PDF’s para Concursos Públicos!

Como Acordar Cedo Para Estudar? Confira 5 Dicas Importantes!

Ritmo de Estudos Funciona?

Como se Concentrar Mais Para Estudar?

5 Dicas Para Não Esquecer o que Estudou!

7 Dicas para Organizar os Estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *