Como Estudar Administração Financeira e Orçamentária?

Essa é uma matéria que muita gente fica sem saber do que se trata realmente. A administração financeira e orçamentária é um conteúdo que cai em diversos concursos e provas de seleção.

Por abranger uma grande gama de informações, ela parece ser um bicho de sete cabeças. Contudo, seguindo algumas dicas simples, é possível aprender de forma simples AFO.

O que é administração financeira e orçamentária?

Antes de mais nada, é preciso saber o que é administração financeira e orçamentária. De modo geral, essa matéria estuda o modo como é feito o controle e planejamento do orçamento público.

Por conta disso, essa disciplina é muito comum em concursos públicos para diversos órgãos. 

Dicas para aprender AFO

Muitas pessoas se assustam na primeira vez que veem a administração financeira e orçamentária. No entanto, é possível aprender essa matéria de maneira mais simples. Confira abaixo algumas dicas.

  • Bibliografia

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a bibliografia faz toda a diferença na hora de estudar. Por conta disso, nós separamos três livros que não podem faltar no seu plano de estudos.

  1. Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária, de Augustinho Paludo

Esse é um livro muito bom, pois, oferece uma visão geral sobre diversos tópicos presentes nos principais editar de concursos. O autor é bastante reconhecido, e tem vasta experiencia no assunto.

  1. AFO e Orçamento Público na CF e LRF – 600 questões de concursos resolvidas e comentadas, de Deusvaldo Carvalho

Essa é uma excelente opção para quem deseja ficar mais familiarizado com as perguntas aplicadas nas provas. Ele trás mais de 650 questões que abrangem quase todos os temas relacionados a administração financeira e orçamentária.

  1. Administração Financeira e Orçamentária, de Vicenzo Papariello Junior

Esse também é um livro para quem deseja se aprofundar nas questões. Um dos diferenciais é que o autor é Consultor do Senado Federal, ou seja, as perguntas são bem abrangentes. Além disso, os comentários são bem sucintos.

  • Estudo a linguagem técnica

A segunda dica para aprender administração financeira e orçamentária é estudar a fundo a linguagem técnica. Tenha em mente que dentro dessa disciplina, se você não saber exatamente todos os termos utilizados, dificilmente conseguirá entender alguma coisa durante a prova.

  • Busque orientação profissional

Se você tem dificuldades em estudar e entender conteúdos sozinho, o ideal é buscar orientação de um profissional. O ideal é que ele tenha atuado dentro da área e possua especializações dentro dela.

  • Veja provas de concursos que tenham AFO

Por fim, a última dica para aprender administração financeira e orçamentária é usar provas de concursos e editais que tiveram a matéria. Essa é uma excelente maneira de compreender melhor como as questões são elaboradas, e quais conteúdos caem.

Além disso, você também pode usar esses outros testes para realizar simulados. Por meio deles, será possível verificar quais são os pontos que precisam ser melhorados dentro do seu plano de estudos.

O AFO é uma disciplina bem abrangente. Mas não se desespere. Com foco, você conseguirá aprendê-la.

Veja Mais:

Aprenda a Estudar por PDF’s para Concursos Públicos!

Como Acordar Cedo Para Estudar? Confira 5 Dicas Importantes!

Ritmo de Estudos Funciona?

Como se Concentrar Mais Para Estudar?

5 Dicas Para Não Esquecer o que Estudou!

7 Dicas para Organizar os Estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *